A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ENDOMARKETING
Resumo
Este trabalho foi realizado mediante um estudo visando ao levantamento dos conceitos, objetivos e aprofundamentos sobre a comunicação empresarial, a comunicação interna e o Endomarketing. Para isso, utilizou-se o levantamento bibliográfico, destacando as novas práticas que vêm sendo adotadas pelas empresas para serem mais eficazes na construção das suas relações internas, como a Comunicação interna 2.0 e a valorização do ser humano, e são esclarecidas algumas diferenças entre a Comunicação interna e o Endomarketing, que são, muitas vezes, confundidas, e como funciona o processo de implementação do Endomarketing nas empresas. Em um mercado instável, com mudanças e desafios surgindo a todo o momento, portanto, é preciso informar, alinhar os colaboradores na busca por um mesmo objetivo, capacitá-los e motivá-los. Neste trabalho, são apontadas algumas estratégias para mantê-los preparados e engajados para exercerem suas funções e estarem prontos para enfrentar os desafios que surjam. Comunicar e informar é tarefa cada dia mais fácil, porém, o colaborador é a cada dia mais exigente. Para chamar atenção e buscar diferenciação é preciso ir além do óbvio. Apresentam-se, neste estudo, as principais ferramentas e ações que podem ser utilizadas por ambas (Comunicação interna e Endomarketing), o que as práticas deste propõem e como vêm complementar a aquela na busca por uma maior eficácia ao processo comunicativo em uma empresa.
Palavras-chave: Comunicação empresarial. Comunicação interna. Endomarketing.