A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ENDOMARKETING

Autores

  • Silvia Spagnol Simi dos Santos UNOESC
  • Gerusa Ansiliero

Resumo

Este trabalho foi realizado mediante um estudo visando ao levantamento dos conceitos, objetivos e aprofundamentos sobre a comunicação empresarial, a comunicação interna e o Endomarketing. Para isso, utilizou-se o levantamento bibliográfico, destacando as novas práticas que vêm sendo adotadas pelas empresas para serem mais eficazes na construção das suas relações internas, como a Comunicação interna 2.0 e a valorização do ser humano, e são esclarecidas algumas diferenças entre a Comunicação interna e o Endomarketing, que são, muitas vezes, confundidas, e como funciona o processo de implementação do Endomarketing nas empresas. Em um mercado instável, com mudanças e desafios surgindo a todo o momento, portanto, é preciso informar, alinhar os colaboradores na busca por um mesmo objetivo, capacitá-los e motivá-los. Neste trabalho, são apontadas algumas estratégias para mantê-los preparados e engajados para exercerem suas funções e estarem prontos para enfrentar os desafios que surjam. Comunicar e informar é tarefa cada dia mais fácil, porém, o colaborador é a cada dia mais exigente. Para chamar atenção e buscar diferenciação é preciso ir além do óbvio. Apresentam-se, neste estudo, as principais ferramentas e ações que podem ser utilizadas por ambas (Comunicação interna e Endomarketing), o que as práticas deste propõem e como vêm complementar a aquela na busca por uma maior eficácia ao processo comunicativo em uma empresa.

Palavras-chave: Comunicação empresarial. Comunicação interna. Endomarketing

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Spagnol Simi dos Santos, UNOESC

Possui graduação em Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialização em Comunicação e Marketing e Especialização em Novas Mídias, Rádio e TV e é Mestre em Ciências da Linguagem, com foco na linguagem não verbal. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Joaçaba, e professora em várias disciplinas nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Radialismo.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Simi dos Santos, S. S., & Ansiliero, G. (2015). A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ENDOMARKETING. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(1), 7–18. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/4260