O planejamento societário como ferramenta estratégica na sucessão empresarial

Autores

  • Jéssika Cristina Bortolanza UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • David Rodrigo Petry UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jorge Carlos Paludo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Neste estudo objetivou-se identificar a percepção dos diretores de empresas familiares quanto à gestão do patrimônio familiar e como estes planejam sua sucessão na empresa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimento de coleta de dados de levantamento (survey) e abordagem quantitativa do problema. Caracteriza-se como pesquisa do tipo corte transversal, realizada com aplicação de questionário, estruturado na escala Likert de 7 pontos, em uma amostra de 48 empresas sediadas na Cidade de Xanxerê, SC. Entre os principais resultados encontrados com a pesquisa, destaca-se que quanto maior o tempo de fundação, maior é o porte da empresa, e consequentemente maior a preocupação dos diretores quanto ao planejamento sucessório. Possibilitou-se, ainda, evidenciar que a doação de bens em vida e a constituição de holdings familiares são os planejamentos sucessórios mais utilizados.

Palavras-chave: Planejamento sucessório. Holding. Sucessão familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Cristina Bortolanza, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-graduada em Planejamento e Gestão Tributária pela UNOCHAPECÓ. Graduada em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê.

David Rodrigo Petry, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UNOESC - Chapecó. Mestre em Administração - Ênfase em Agronegócio pela Unoesc - Chapecó; Pós-Graduado em Planejamento Estratégico - Controladoria e Finanças pela UNOESC - Xanxerê (2014). Graduado em Ciências Contábeis pela UNOESC - Xanxerê (2013). Experiência na área de Compras de 3 anos. Atuou como Supervisor de Suprimentos e Logística em uma Indústria Metalúrgica. Atualmente é Sócio-Administrador de uma indústria de alimentos, atua como Gerente Administrativo em uma Holding de Participações S/A de Capital Fechado. Perito Contábil da 12ª Vara do Trabalho de Santa Catarina - Xanxerê.

Jorge Carlos Paludo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015), especializações em Planejamento Tributário (1992) e Contabilidade Gerencial (1991), ambas pela UFSC e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987). Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê. Tem experiência na área de gestão com ênfase em custos e finanças.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Bortolanza, J. C., Petry, D. R., & Paludo, J. C. (2018). O planejamento societário como ferramenta estratégica na sucessão empresarial. Unoesc & Ciência - ACSA, 9(1), 77–88. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/14120