A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência

Autores/as

  • Jackson Gerson Silva UNOESC/CHAPECÓ

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.

Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.

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Biografía del autor/a

Jackson Gerson Silva, UNOESC/CHAPECÓ

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA/LICENCIATURA

ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E PSICOMOTRICIDADE

Publicado

2017-10-05

Cómo citar

Silva, J. G. (2017). A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 99–104. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13194