A cartilha Jeito Unoesc de Conviver e suas relações com o processo de inclusão da pessoa com deficiência
Resumen
Neste artigo apresenta-se uma análise sobre o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior, processo e sujeitos que se tornaram o escopo dos debates sobre inclusão, ensino e aprendizagem. Destaca-se que várias pesquisas sobre o processo de inclusão, desenvolvidas ao longo da história, objetivaram analisar e demonstrar o aspecto de socialização das pessoas com deficiência e suas relações com o meio social, principalmente em ambientes de ensino. Nesse sentido, objetivou-se neste trabalho analisar, além do aspecto de socialização, aspectos relevantes em face do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A análise toma como referência os materiais orientadores do processo de inclusão da Unoesc, a saber, a cartilha Jeito Unoesc de Conviver. Os resultados apontam que o material orientador da Unoesc subsidia as práticas dos professores e os orienta no processo de ensino dos acadêmicos com deficiência, além disso orienta a elaboração e a organização do ensino.
Palavras-chave: Inclusão. Ensino superior. Ensino e aprendizagem. Deficiências. Materiais de orientação.