O fenômeno do vlog na era digital: análise de conteúdo do Canal Faz Parte, da Unoesc
Resumo
O presente artigo é decorrência de uma pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Joaçaba. A importância do tema ocorre em razão de vivermos um período em que os meios de comunicação são essenciais à sociedade atual, especialmente as ferramentas digitais, que possibilitaram o encurtamento do tempo e do espaço. Diversas são as novidades desse meio digital, entre elas o vlog, cujo conteúdo principal consiste de vídeos hospedados, em sua grande maioria, no YouTube. A partir desse fenômeno atual, o objetivo com este trabalho foi descrever as estratégias utilizadas pelo canal Faz Parte, da Unoesc, para atingir os jovens que pretendem ingressar na Universidade. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma análise de conteúdo, a fim de detectar se os valores jovens se enquadram nos vídeos produzidos pelo canal. A partir dessa observação, notou-se que a proximidade e o imediatismo, característicos desse formato, foram seguidos nos vídeos, e os atributos de sucesso, liberdade e independência que buscam os jovens apareceram com frequência.
Palavras-chave: Internet. Marketing digital. Vlog. YouTube.