O fenômeno do vlog na era digital: análise de conteúdo do Canal Faz Parte, da Unoesc

Autores

  • Jéssica Dayane Novello de Marco Unoesc
  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC

Resumo

O presente artigo é decorrência de uma pesquisa desenvolvida na Pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Joaçaba. A importância do tema ocorre em razão de vivermos um período em que os meios de comunicação são essenciais à sociedade atual, especialmente as ferramentas digitais, que possibilitaram o encurtamento do tempo e do espaço. Diversas são as novidades desse meio digital, entre elas o vlog, cujo conteúdo principal consiste de vídeos hospedados, em sua grande maioria, no YouTube. A partir desse fenômeno atual, o objetivo com este trabalho foi descrever as estratégias utilizadas pelo canal Faz Parte, da Unoesc, para atingir os jovens que pretendem ingressar na Universidade. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma análise de conteúdo, a fim de detectar se os valores jovens se enquadram nos vídeos produzidos pelo canal. A partir dessa observação, notou-se que a proximidade e o imediatismo, característicos desse formato, foram seguidos nos vídeos, e os atributos de sucesso, liberdade e independência que buscam os jovens apareceram com frequência.

Palavras-chave: Internet. Marketing digital. Vlog. YouTube. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Dayane Novello de Marco, Unoesc

Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pós-graduada em Marketing Digital e Mídias Sociais pela Universiade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia com ênfase em Comunicação, Educação e Direito. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. É coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unoesc/Hust. 

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Marco, J. D. N. de, & Trevisol, M. G. (2018). O fenômeno do vlog na era digital: análise de conteúdo do Canal Faz Parte, da Unoesc. Unoesc & Ciência - ACSA, 9(1), 61–68. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13149