Processos midiáticos, transmídia e storytelling na produção de conteúdo

Autores

  • Gabriela Brandt Luque Unoesc
  • Paulo Ricardo Santos UNOESC
  • Marcio Giusti Trevisol Unoesc

Resumo

Neste artigo disserta-se sobre um estudo elaborado mediante pesquisa exploratória acerca de processos midiáticos e de transmídia, o qual foi desenvolvido como base teórica para fundamentar o centro de produção transmidiática na Universidade do Oeste de Santa Catarina que recebeu recurso por meio do edital n. 09/2015 da FAPESC, que consta com Termo de Outorga n. 2016TR2291 e Processo n. 1084/2016. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de esclarecer e desenvolver conceitos em relação a esse assunto. O estudo se construiu com base no autor Henry Jenkins em sua obra Cultura da Convergência. O objetivo com este estudo foi compreender como os recursos comunicacionais podem auxiliar na produção de conteúdo e como as mídias se somam para gerar diferentes significados sobre uma mensagem em comum. A transmídia faz-se cada vez mais presente nos meios de comunicação e vem se tornando uma excelente estratégia quando o assunto é inovação na propaganda. Dessa forma, no estudo constatou-se que, se bem empregada, essa estratégia pode ser uma importante aliada dos anunciantes na hora de despertar o interesse do público para determinada marca.

Palavras-chave: Transmídia. Processos midiáticos. Cultura da convergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Brandt Luque, Unoesc

Área das Ciências das Humanidades. Curso de Comunicação Social. Acadêmica.

Paulo Ricardo Santos, UNOESC

Área das Ciências das Humanidades. Curso de Comunicação Social.

Marcio Giusti Trevisol, Unoesc

Área das Ciências das Humanidades. Curso de Comunicação Social.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Luque, G. B., Santos, P. R., & Trevisol, M. G. (2017). Processos midiáticos, transmídia e storytelling na produção de conteúdo. Unoesc & Ciência - ACSA, 8(2), 167–174. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/13010