Processos midiáticos, transmídia e storytelling na produção de conteúdo
Resumo
Neste artigo disserta-se sobre um estudo elaborado mediante pesquisa exploratória acerca de processos midiáticos e de transmídia, o qual foi desenvolvido como base teórica para fundamentar o centro de produção transmidiática na Universidade do Oeste de Santa Catarina que recebeu recurso por meio do edital n. 09/2015 da FAPESC, que consta com Termo de Outorga n. 2016TR2291 e Processo n. 1084/2016. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de esclarecer e desenvolver conceitos em relação a esse assunto. O estudo se construiu com base no autor Henry Jenkins em sua obra Cultura da Convergência. O objetivo com este estudo foi compreender como os recursos comunicacionais podem auxiliar na produção de conteúdo e como as mídias se somam para gerar diferentes significados sobre uma mensagem em comum. A transmídia faz-se cada vez mais presente nos meios de comunicação e vem se tornando uma excelente estratégia quando o assunto é inovação na propaganda. Dessa forma, no estudo constatou-se que, se bem empregada, essa estratégia pode ser uma importante aliada dos anunciantes na hora de despertar o interesse do público para determinada marca.
Palavras-chave: Transmídia. Processos midiáticos. Cultura da convergência.