TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO UTILIZADAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
No presente artigo teve-se como objetivo analisar as técnicas de negociação utilizadas na comercialização de produtos de educação financeira na Empresa X. Para a realização desta pesquisa foi feito um estudo bibliográfico e descritivo. O levantamento bibliográfico sobre as principais técnicas de negociação evidenciadas na literatura possibilitou a elaboração de um questionário aplicado a 42 comerciais regionais da empresa estabelecidos nos escritórios da Região Sul do País. Obteve-se um retorno de 38 questionários com informações relativas às experiências e práticas de negociação utilizadas. Como principais resultados foi possível evidenciar as principais técnicas utilizadas na comercialização de produtos: preocupação em estabelecer um relacionamento em longo prazo com os clientes; importância em saber ouvir na negociação; utilização do poder como capacidade de influenciar o outro; busca pela satisfação das partes envolvidas; e capacidade de separar a pessoa com a qual se negocia do objetivo que está sendo negociado.
Palavras-chave: Negociação. Técnicas de negociação. Venda.