O TRABALHO DAS MULHERES EM SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO X
Resumo
A mulher dos dias de hoje está inserida no mercado de trabalho em diversas funções que antes eram consideradas exclusivamente masculinas. Atualmente, mais de 35% das mulheres brasileiras são responsáveis pelo sustento dos lares, e 65% destas colaboram com os custos de suas famílias. A participação das mulheres no mercado de trabalho, no Brasil e no mundo, não é um fato novo, pois ela foi marcante desde a industrialização, com a indústria têxtil e, também, na agricultura. Nos dias de hoje, a mulher tem um papel muito importante no mercado de trabalho. O setor supermercadista é um dos que mais empregam mulheres e, acima de tudo, oferece oportunidades concretas de crescimento profissional que talvez ainda sejam desconhecidas pela maioria das pessoas. É significativa a crescente participação das mulheres na força de trabalho na América Latina nas últimas décadas. Neste artigo teve-se o objetivo de identificar o perfil das mulheres que trabalham no Supermercado X. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa de campo.
Palavras-chave: Mulheres. Trabalho. Perfil profissional. Supermercados.