IMPACTOS DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Marcio Roberto Piccoli Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Geise Gross Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Natália Finger Horn Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A Lei da Responsabilidade Fiscal surgiu com a finalidade de prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas. Nesse contexto apresenta-se o Controle Externo, responsável pela fiscalização dos gastos públicos. Com este artigo teve-se por finalidade a avaliação dos pareceres publicados pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina referente às contas públicas dos municípios do Oeste de Santa Catarina, compreendidos entre os anos 2009 e 2013, justificado conhecimento prático das ações públicas realizadas pelos administradores públicos em relação às leis vigentes. A pesquisa classifica-se como documental de abordagem qualitativa, tendo como consulta os dados secundários disponibilizados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. A partir dos resultados apurados, em que a Lei de Responsabilidade Fiscal busca ações planejadas e transparentes, constataram-se os efeitos dessa Lei, em que a maioria dos municípios do Oeste de Santa Catarina teve suas contas aprovadas, percebendo-se que ao longo dos anos, os sistemas de contabilidade e de controle interno foram se aperfeiçoando e se adequando à legislação. Ainda como principais resultados, constatou-se que em ano de eleições houve maior número de rejeições de contas públicas.

Palavras-chave: Lei da Responsabilidade Fiscal. Contas públicas. Controle externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Piccoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Professor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da UNOESC, Campus de Joaçaba. Contador Público.

Geise Gross, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Formanda em Ciências Contábeis.

Natália Finger Horn, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Formanda em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Piccoli, M. R., Gross, G., & Finger Horn, N. (2016). IMPACTOS DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL NAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 67–76. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/10018