https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/issue/feed Unoesc & Ciência - ACHS 2020-07-28T13:25:05-03:00 Claudio Orço claudio.orco@unoesc.edu.br Open Journal Systems <p>Publicação descontinuada.</p> https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20588 A formação de valores no contexto da educação básica 2020-07-28T13:18:37-03:00 Ester Rauk Berto ester.maria22@hotmail.com Marco André Serighelli marco.serighelli@unoesc.edu.br <p>O presente trabalho trata da formação de valores em sala de aula, promovendo a prática da cidadania durante as atividades propostas, como subsidio para a construção de indivíduos mais críticos, éticos e morais. Seu objetivo principal foi justamente promover a formação de valores no contexto da educação básica, com o intuito de sensibilizá-los desde os primeiros anos de vida a trilharem seus caminhos dentro de valores essenciais para que possam viver e conviver da melhor maneira possível em sociedade, agindo com justiça e respeito para com seu próximo. As práticas aqui apresentadas foram realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia aplicado em duas turmas, sendo uma de educação infantil e outra nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados obtidos superaram as expectativas, sendo isso possível pela participação constante dos alunos durante o período de realização das atividades propostas. Os educandos expressaram curiosidade e atenção a tudo o que foi construído, questionando continuamente. Vale lembrar que este trabalho é apenas um ponto inicial na busca dos resultados objetivados que certamente ocorrerão em longo prazo, carecendo que a formação de valores seja desenvolvida diariamente dentro e fora dos muros da instituição escolar, necessitando de um envolvimento de todos os seus participantes para dar seguimento as experiências vividas durante o período de realização dos estágios.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20810 A negociação da paz em Versalhes (1919): a participação brasileira motivada pelo café 2020-07-28T13:19:30-03:00 Rogerio Augusto Bilibio rogerio.bilibio@unoesc.edu.br <p>O presente estudo tem por objetivo analisar em que contexto os interesses dos cafeicultores atuaram no cenário de declaração de guerra do Brasil contra a Alemanha, em 1917, bem como na conseguinte negociação da paz em 1919. Para tanto, faz-se uma exposição do cenário da época, com destaque para a economia cafeeira. Na sequência, são explicitadas as razões políticas que sustentam a importância da cultura cafeeira no processo. Como principais reflexões do estudo podem-se apontar: a) as forças políticas da República Velha estavam ligadas à cafeicultura; b) as ações do estado para proteger os interesses dos cafeicultores eram comuns e intensas no período; c) o peso da atividade cafeeira nas exportações do país; estes fatores pretendem suscitar a discussão de um argumento que entenda a proteção dos interesses dos cafeicultores como fator importante para as ações do Brasil durante a Primeira Guerra Mundial.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20641 Aprender, vivenciar e ensinar na perspectiva da sustentabilidade 2020-07-28T13:20:18-03:00 Izoldi Klein Pinheiro izoldi.pinheiro@unoesc.edu.br Camila Costanzi Amaral milacostanzi@gmail.com Dilva Bertoldi Benvenutti dilva.benvenutti@unoesc.edu.br <p>A sustentabilidade, não apenas como conceito, mas como prática, perpassa a aprendizagem do sujeito, passando a integrar o conjunto de saberes de um indivíduo por meio de suas experiências, do convívio familiar e em sociedade, das interações pessoais e profissionais presentes na vida do sujeito. A abordagem do relato de história de vida, método utilizado neste artigo, objetiva, nesse contexto, descrever o processo de aprendizagem de um educador acerca da sustentabilidade. Por meio dos conceitos e teorias apresentadas no referencial teórico e a narrativa do entrevistado Pedro (nome fictício), possibilitou compreender os momentos e maneiras por meio dos quais o sujeito construiu seus conhecimentos acerca da sustentabilidade. A história de vida relatada por Pedro demonstra de maneira clara que a família representa o alicerce de sua trajetória. Os exemplos e encorajamento recebidos, especialmente da mãe, evidenciam-se como fontes de inspiração para buscar a educação formal e lutar por condições de vida melhor.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20376 Aprendizagem diante de uma deficiência física 2020-07-28T13:21:01-03:00 Marina Maisonnett marina21@unochapeco.edu.br Milena Detofano Agazzi milena_agazzi@hotmail.com Creici Lamonato creici-lamonato@hotmail.com <p>Os indivíduos passam pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem durante todo percurso de suas vidas, cada fase possuindo a sua particularidade, conforme o que o meio os exige. Sabe-se que cada ser humano aprende de acordo com seu tempo e com o que lhes é necessário, inclusive, quando ocorre a perda de um membro, no qual o sujeito precisa se adequar e readaptar diante da nova realidade. De tal modo, o presente trabalho objetivou analisar o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal diante de uma deficiência física. Como atividade referente ao componente curricular Estágio Básico IV da quarta fase do curso de Psicologia, realizaram-se observações na Alternativa - Clínica de Fisioterapia na cidade de Seara, Santa Catarina, para captar as evoluções físicas de uma mulher após a amputação de seu membro superior esquerdo decorrente de um acidente automobilístico, e ainda, se dispôs de uma entrevista para compreender as facilidades e dificuldades encontradas no processo de aprendizagem e como isso ocorre. Concluiu-se com as observações e a entrevista que o processo de adaptação e reaprendizagem se dá de forma constante e diária, onde criam-se diversas estratégias para desempenhar as funções, de modo que a cada realização o sentimento de conquista prevalece diante da dificuldade. Ressalta-se ainda a importância da família, dos amigos e de crenças como suporte de apoio, além de assistência das equipes de saúde a fim de contribuir com a recuperação.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/21404 Concepções de formação continuada e suas relações históricas 2020-07-28T13:21:42-03:00 Loriene Carla Ramon Venazzi venazzi@gmail.com <p>O presente trabalho trata do resgate histórico da formação continuada para professores (FCP) e de suas principais nomenclaturas ao longo da década de 80, 90 e anos 2000. Com o objetivo de contextualizar a FCP nas últimas três décadas (1980 a 2010), suas relações com o projeto sócio ideológico e buscando entender como as políticas públicas foram estruturadas para a formação do professor. Para isso, realizou-se um aparado histórico da FCP por meio de revisão bibliográfica e de alguns documentos.&nbsp; Formação inicial e continuada, formação em serviço, formação em contexto, formação centralizada e descentralizada são conceitos relevantes para a discussão do tema, pois trazem a reflexão sobre o contexto e os sujeitos envolvidos. A análise fundamenta-se em autores que pesquisaram a formação continuada no período pesquisado. A discussão caracteriza os aspectos históricos da formação continuada, traz aspectos pertinentes do contexto político de cada época e apresenta as políticas públicas empenhadas no desenvolvimento da FCP.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/19706 Do Haiti a São Miguel do Oeste: reflexões sobre o trajeto, chegada e inserção local de haitianos 2020-07-28T13:22:19-03:00 Ana Paula Risson annarisson@gmail.com Aline Bogoni Costa aline_bogoni@yahoo.com.br Sandro Rodrigo Steffens sandro.steffens@unoesc.edu.br Ângela Maria Bavaresco ambavaresco@hotmail.com Ana Luiza Toaldo Nardi ana.nardi@hotmail.com Bruna Lunardi Belegante bruna_lunardi25@hotmail.com <p>As migrações são compreendidas como fenômenos que acompanham a história da humanidade. Diante do cenário atual das migrações no Brasil, este estudo teve como objetivo analisar, a partir de histórias de vida, o trajeto, a chegada e a inserção local de haitianos residentes em São Miguel do Oeste (SC). A pesquisa contou com a participação de três haitianos residentes nesta cidade. A metodologia escolhida foi a história de vida e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultados identificamos que os haitianos chegaram a São Miguel do Oeste pela contratação de imigrantes realizadas pelas empresas locais em Brasileira ou pela rede de contato entre os haitianos. A inserção local dos imigrantes haitianos é composta por experiências positivas e negativas, a qual ainda está em processo de construção.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/20178 Gestão democrática: desafios e perspectivas do gestor 2020-07-28T13:23:39-03:00 Débora Cristina de Sales deh_20salles@hotmail.com Luiz Gustavo Galdino luizgustavoevana@gmail.com Sabrina Civiero sabri.civiero@hotmail.com Thayná Gabriella Padia thaynapadia5@gmail.com <p>O presente artigo trata da gestão democrática e tem por objetivo analisar a atuação do gestor, considerando a determinação legal, de implementação da gestão democrática de sete escolas públicas do meio oeste de SC, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foram efetuados questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: Quais são as principais responsabilidades do gestor? Como acontece a escolha do gestor escolar? Quem participa das reuniões escolares? Qual a formação que um professor deve ter para ser um gestor bem-sucedido? Os pais/familiares dos alunos são envolvidos em projetos da escola? entre outras. Os resultados apontam que a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/19448 Subjetividades do ser humano contemporâneo: educação e trabalho 2020-07-28T13:24:16-03:00 Araceli Girardi araceli.girardi@gmail.com <p>O texto apresenta reflexões acerca da relação do trabalho e da educação a partir de mudanças e de transformações ocorridas nas últimas décadas. O tema sobre trabalho e educação no Brasil necessita da compreensão mais ampla de acordo com o contexto político, econômico e social constituído em diferentes períodos históricos. A investigação, com base em referenciais teóricos, tem, como fonte principal, contribuições de Saviani (2007). A escola, no âmbito de formação do sujeito, adota características próximas as características desenvolvidas pelos modelos produtivos, permeados por idéias e interesses do sistema capitalista vinculada à descaracterização da função social da escola, da educação e das principais finalidades educacionais.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/21739 Toponímia indígena na região Oeste de Santa Catarina: patrimônio etnolinguístico 2020-07-28T13:25:05-03:00 Valdirene Chitolina valdirenechitolina@yahoo.com.br <p>Este artigo refere-se a um estudo descritivo preliminar – etnolinguístico – cujo objetivo principal é investigar a toponímia de origem indígena presente na região Oeste de Santa Catarina. Registram-se os nomes dos municípios, seus significados e classificações. Dos 119 municípios dessa região, 38 foram selecionados, pois tem em seus topônimos termos de origem indígena. O <em>corpus </em>foi constituído dos significados de palavras indígenas registradas nos dicionários de Luiz Caldas Tibiriçá (1984, 1985, 1989), Nelson França Furtado (1969) e Silveira Bueno (1986), além de uma listagem publicada, na internet, por órgãos estaduais de Santa Catarina. Para a fundamentação teórico-metodológica, obras de Maria Vicentina de Paula do Amaral Dick (1990, 1992) foram essenciais. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a organização e a interpretação dos dados por meio de análises quantitativas e qualitativas. Este estudo permite reconhecer o legado indígena na toponímia da região Oeste de Santa Catarina como patrimônio etnolinguístico de diferentes povos.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/24485 Editorial 2020-06-29T20:50:21-03:00 Cláudio Luiz Orço claudio.orco@unoesc.edu.br 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/24486 Folha de rosto 2020-06-29T20:50:20-03:00 Editora Unoesc editora@unoesc.edu.br <p>.</p> 2020-06-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Unoesc & Ciência - ACHS