OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1990
Resumo
O artigo é uma reflexão acerca da formação de professores decorrente das reformas educacionais da década de 1990. Para tanto, buscamos entender, a partir do referencial teórico, as reformas educacionais desse período e como estas influenciaram as concepções e a formação docente. O estudo teórico está alicerçado em Richardson (2010), Saviani (2007), Ianni (2004), Dourado (2002), Frigotto (2009), Krawczyk (2008), Shiroma (2007), Nóvoa (1991, 1995) e Tardif (2009). As principais conclusões no campo teórico foram de que no período o sistema educacional necessitava de uma reestruturação correspondente aos rumos do Estado, o que exigia novo modelo de formação docente, elemento impulsionador das reformas, da escola e da sociedade. Por fim, o estudo aponta, ainda, que a sociedade capitalista emergente da década de 1990 refletiu de forma decisiva nos desafios da educação e na prática docente.
Palavras-chave: Formação de professores. Reformas educacionais. Escola. Sociedade.