OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1990

Autores

  • Clarice dos Santos UNOESC-JOAÇABA

Resumo

O artigo é uma reflexão acerca da formação de professores decorrente das reformas educacionais da década de 1990. Para tanto, buscamos entender, a partir do referencial teórico, as reformas educacionais desse período e como estas influenciaram as concepções e a formação docente. O estudo teórico está alicerçado em Richardson (2010), Saviani (2007), Ianni (2004), Dourado (2002), Frigotto (2009), Krawczyk (2008), Shiroma (2007), Nóvoa (1991, 1995) e Tardif (2009). As principais conclusões no campo teórico foram de que no período o sistema educacional necessitava de uma reestruturação correspondente aos rumos do Estado, o que exigia novo modelo de formação docente, elemento impulsionador das reformas, da escola e da sociedade. Por fim, o estudo aponta, ainda, que a sociedade capitalista emergente da década de 1990 refletiu de forma decisiva nos desafios da educação e na prática docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Reformas educacionais. Escola. Sociedade.

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Biografia do Autor

Clarice dos Santos, UNOESC-JOAÇABA


[1] Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Email: santosclarice@yahoo.com.br

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Publicado

2016-06-06

Como Citar

dos Santos, C. (2016). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS 1990. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 111–120. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/9937