O INCENTIVO À LEITURA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Resumo
O presente artigo trata sobre o trabalho desenvolvido pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de de Incentivo
à Docência (PIBID) referente ao tema Incentivo à leitura por meio de diferentes projetos de contação de histórias.
O desafio surgiu por sabermos que no cotidiano nortear saberes via literatura amplia e desafia o interesse das crianças
pelos mais diversos caminhos no desenvolvimento cognitivo. Assim, foi fundamental aliar a contação de histórias ao
aprendizado escolar, selecionando literaturas adequadas, que ampliam o conhecimento adquirido pela leitura mediante
atividades diferenciadas, de modo lúdico. E, por fazermos parte do PIBID, sentimos a necessidade de vivenciar
o cotidiano da escola e de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. As ações desenvolvidas
pelas bolsistas foram a preparação de materiais didáticos para os projetos que se efetivaram na escola municipal Vilson
Kleinubing de Capinzal, SC. No desenvolvimento do projeto, pôde-se constatar uma avaliação positiva por parte da
institução, das acadêmicas bolsistas e, especialmente, das crianças. Além de beneficiar a Instituição Escolar como um
todo, ampliaram-se as habilidades pedagógicas, fortalecendo meios de expandir conhecimentos, fazendo-se necessária
a flexibilidade e a possibilidade de desenvolver metodologias mais eficazes, tornando, assim, conhecimento e aprendizagem
algo significativo e prazeroso ao educando.
Palavras-chave: Incentivo à Leitura. Desenvolvimento cognitivo. Contação de histórias.