CONSTITUIÇÃO DO SER E DO AGIR NA FORMAÇÃO DO PIBID/UNOESC

Autores

  • Neli Aparecida Gai
  • Kéllen Tonello
  • Alexandra Curtareli
  • Marilusi Bonotto

Resumo

Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de duas experiências objetivaram descrever e analisar possíveis efeitos do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual visa promover a inserção de estudantes de pedagogia
no contexto das escolas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua formação. Apoiando-se nos estudos
de Nóvoa (2009), verificou-se como se constitui a forma de ser e agir na formação, certo modo, resultante de processos
pelos quais cada um aprende a ver a si mesmo, a refletir sobre suas próprias ações, a operar transformações sobre si mesmo.
A participação efetiva do projeto PIBID nas escolas vem ao encontro do desenvolvimento dos nossos educandos e tem
como intuito contribuir na superação da defasagem da aprendizagem, trazendo maneiras dinâmicas e diferentes das que os
alunos estão habituados em sala de aula, com o objetivo de estimular em cada aluno a vontade de aprender sempre mais,
reforçando suas capacidades cognitivas e contribuindo no seu desenvolvimento singular e coletivo.
Palavras-chave: Formação de professores. Iniciação à docência. Formação. Ser. Agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Gai, N. A., Tonello, K., Curtareli, A., & Bonotto, M. (2015). CONSTITUIÇÃO DO SER E DO AGIR NA FORMAÇÃO DO PIBID/UNOESC. Unoesc & Ciência - ACHS, 29–36. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8946