MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL: UMA REFLEXÃO

Autores

  • Paulo Ricardo Bavaresco Unoesc
  • Daiane Paula Tacca

Resumo

No presente trabalho se discorre sobre o multiculturalismo: a diversidade cultural na escola, analisando a relevância de considerar todas as diferenças de um sujeito histórico, social e culturalmente construído, com valores, culturas e identidades diferentes. Nessa perspectiva, a pesquisa procura entender e conhecer como a criança constrói sua identidade e como os educadores valorizam esse aspecto, contribuindo para a não existência de preconceitos no espaço escolar. Assim, a educação deve ser construída em um espaço heterogêneo, fruto da ação recíproca entre educando e instituição, que é capaz de reconhecer e incorporar positivamente a diversidade sociocultural, procurando dar um sentido mais humanizador, no qual possamos reconhecer e acolher o outro como pessoa humana, única e diversa sem deixar de ter sua própria identidade. A pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo. O tema abordado passa pela necessidade de refletir o papel da escola diante da exclusão, realidade tão presente nesse espaço. Portanto, discorrer sobre multiculturalismo inclui, de certo modo, o processo de exclusão ou inclusão, dependendo do ângulo que a escola assuma enquanto espaço vivo dos problemas sociais.

Palavras-chave: Multiculturalismo. Identidade. Diversidade cultural. Escola.

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Publicado

2016-06-06

Como Citar

Bavaresco, P. R., & Tacca, D. P. (2016). MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE CULTURAL: UMA REFLEXÃO. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 61–68. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/8511