Tecnologias nos cursos de formação inicial: desafios e possibilidades
Resumo
Este estudo é resultado das reflexões realizadas no Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Tecnologias em Educação, oferecido pela PUC, Rio de Janeiro. Objetivou-se investigar como as tecnologias educacionais estão sendo trabalhadas no Curso de Pedagogia da Unoesc, Campus de Xanxerê, verificando a relação das estudantes com a mídia e sua percepção como instrumento de trabalho didático. Para tanto, tomou-se como instrumentos de pesquisa questionários e observação da prática realizada nos estágios de docência, examinando a utilização das tecnologias pelas acadêmicas em situações de ensino. Os resultados indicaram que as estudantes tiveram acesso às tecnologias durante o Curso, mudando sua relação com as mídias, embora a expectativa que tinham quanto ao tema não tenha sido atingida em sua totalidade. Assim, percebeu-se a importância de articular os saberes teórico-práticos referentes às tecnologias educacionais focados em situações de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias na educação. Saberes docentes.