Tecnologias nos cursos de formação inicial: desafios e possibilidades

Autores

  • Rosângela Padilha Coelho da Cruz UNOESC/XANXERE

Resumo

Este estudo é resultado das reflexões realizadas no Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Tecnologias em Educação, oferecido pela PUC, Rio de Janeiro. Objetivou-se investigar como as tecnologias educacionais estão sendo trabalhadas no Curso de Pedagogia da Unoesc, Campus de Xanxerê, verificando a relação das estudantes com a mídia e sua percepção como instrumento de trabalho didático. Para tanto, tomou-se como instrumentos de pesquisa questionários e observação da prática realizada nos estágios de docência, examinando a utilização das tecnologias pelas acadêmicas em situações de ensino. Os resultados indicaram que as estudantes tiveram acesso às tecnologias durante o Curso, mudando sua relação com as mídias, embora a expectativa que tinham quanto ao tema não tenha sido atingida em sua totalidade. Assim, percebeu-se a importância de articular os saberes teórico-práticos referentes às tecnologias educacionais focados em situações de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias na educação. Saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Padilha Coelho da Cruz, UNOESC/XANXERE

Pedagogoa, mestre em educaçao, professora de Didática e Filosofia da Educaçao na Unoesc/Campus Xanxere

Downloads

Publicado

2011-08-15

Como Citar

Padilha Coelho da Cruz, R. (2011). Tecnologias nos cursos de formação inicial: desafios e possibilidades. Unoesc & Ciência - ACHS, 2(1), 99–107. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/743