Inserção do deficiente auditivo ou surdo no Ensino Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina- campus de São Miguel do Oeste

Autores

  • Maiara Bruna Machado Unoesc
  • Rafaela Tres Unoesc
  • Lisandra Antunes de Oliveira Unoesc

Resumo

Com o objetivo de constatar as dificuldades encontradas pelo deficiente auditivo ou surdo ao inserir-se na universidade, assim como o apoio que a instituição oferece, esse estudo tem o propósito de analisar os aspectos envolvidos na inserção bem como o apoio oferecido. Para tanto foi aplicado questionário para os três acadêmicos deficientes auditivos ou surdos da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus São Miguel do Oeste. É importante ressaltar que a universidade se propõe disponibilizar alguns recursos como o intérprete, mas que para o deficiente auditivo ou surdo não é suficiente para a sua completa inclusão. Conclui-se que a inclusão do deficiente auditivo ou surdo no ensino superior é muito mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos, é necessário que a Universidade e a sociedade sejam inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades e conte com professores capacitados com a educação de todos.

Palavras-chave: Deficiência auditiva. Surdez. Inserção no Ensino Superior. Universidade do Oeste de Santa Catarina.

 

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Publicado

2012-01-26

Como Citar

Machado, M. B., Tres, R., & de Oliveira, L. A. (2012). Inserção do deficiente auditivo ou surdo no Ensino Superior da Universidade do Oeste de Santa Catarina- campus de São Miguel do Oeste. Unoesc & Ciência - ACHS, 2(2), 156–165. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/714