O RACISMO: ENTRE A COMPREENSÃO E A SENSIBILIZAÇÃO
Resumo
Com este estudo, teve-se como objetivo compreender a percepção dos estudantes, professores e funcionários da Escola Básica Eurico Pinz Fraiburgo, SC, alusiva ao racismo. Para tanto, realizou-se, no decorrer do ano letivo de 2014, uma pesquisa para captar o entendimento sobre a referida temática. Foi adotada a hipótese de que a partir da compreensão dessas percepções é possível sensibilizar as pessoas por meio da educação, possibilitando-lhes uma maneira consciente de enfrentar as circunstâncias que promovem e perpetuam as práticas racistas. Assim, deseja-se que esta reflexão contribua para a desconstrução das concepções atuais, oferecendo condições ao surgimento de novas, principiadas pela igualdade entre etnias. A pesquisa, mediante questionário, fez parte da metodologia inicial. Esta ofereceu a base de discussão para se dialogar com alguns teóricos que possuem expressivas reflexões sobre as manifestações na contemporaneidade do tema em questão. Nesse diálogo é perceptível que atualmente o racismo se perpetua de uma maneira sutil, de diferentes maneiras e espaços. É necessário que essa compreensão interfira positivamente na prática pedagógica, munindo nossos estudantes com consistentes argumentos para combater o silêncio, as formas de linguagens, o estranhamento à história do outro, traduzidos como cumplicidade ao racismo. O conhecimento originado por esta pesquisa é indispensável para o possível e necessário enfrentamento às brutalidades advindas com o racismo. O conhecer potencializa a sensibilidade dos estudantes para que estejam convictos mediante atitudes e palavras a recusar todo tipo de racismo. Portanto, a pesquisa realizada traduziu-se em aprendizado a toda comunidade escolar. Instrumento importante na superação da realidade perversa que caracteriza nossa sociedade com traços sutis, às vezes nem tanto, de racismo.
Palavras-chave: Educação. Sensibilidade. Compreensão.