MEMÓRIAS QUE SE (RE)FORMULAM: A HISTORICIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS

Resumo

Este artigo objetiva mostrar as marcas constitutivas no percurso da historicidade do Ensino Superior no Brasil, tendo como ponto de partida a instalação dos portugueses no Brasil no século XVI até chegar à contemporaneidade. Na perspectiva da Análise de Discurso em diálogo com a História das Ideias Linguísticas, procura-se conhecer e compreender os movimentos de permanência e de ruptura engendrados pelas políticas oficiais nessa temporalidade. Observou-se que a Educação Superior vai se (re)formulando sob a égide de proposições políticas de Estado. Almeja-se, com este estudo, buscar no passado compreensão para o quadro atual do Ensino Superior no Brasil e contribuir com a reflexão acerca da constituição da Educação Superior em solo brasileiro.

Palavras-chave: Ensino Superior. História. Memória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê, nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Letras e Direito.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C. (2015). MEMÓRIAS QUE SE (RE)FORMULAM: A HISTORICIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(1), 83–90. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6904