FORMAÇÃO DOCENTE E AS TIC’S: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA – BRASIL

Autores

  • Monalisa Pivetta da Silva Unoesc
  • Rafael Hoff

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação requerem planejamento cuidadoso para seu uso nas atividades de ensino. Nesse sentido, a gestão escolar é fundamental e precisa trabalhar vários aspectos, como, por exemplo, gerenciar o uso e manutenção das tecnologias envolvidas; gerenciar os projetos educacionais serão ser desenvolvidos e a forma como esses meios são utilizados nas atividades de ensino-aprendizagem. No presente artigo tem-se por objetivo analisar a visão de professores do Meio-Oeste catarinense em relação à gestão e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola. Para a realização desse estudo, foram utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo. Os professores pesquisados têm uma visão positiva do uso dessas ferramentas e justificam a sua aplicação de forma favorável, contribuindo significativamente ao processo de ensino-aprendizagem. Os resultados analisados evidenciam aspectos da gestão em relação à preparação dos professores, por meio de cursos de capacitação e aspectos da cultura organizacional da escola. Percebe-se que um dos principais desafios da gestão escolar é investir esforços na formação continuada dos professores, oferecendo cursos de capacitação para utilização das TICs no contexto escolar.

Palavras-chave: Formação docente. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Pivetta da Silva, M., & Hoff, R. (2015). FORMAÇÃO DOCENTE E AS TIC’S: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA – BRASIL. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(2), 165–172. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6811