GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS DESAFIOS NA ESCOLHA DOS DIRETORES DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA
Resumo
O artigo propõe uma análise do sistema de escolha dos diretores escolares, implantado em 2014 na rede pública estadual de Santa Catarina, a partir de uma gestão democrática como condição de melhoria da qualidade social da educação. Problematiza os princípios orientadores e reguladores de implantação de uma gestão democrática na escola pública de educação básica, considerando as diferentes formas de acesso à gestão das escolas públicas. Ancora-se em uma pesquisa de base documental, buscando analisar os pressupostos de elaboração dos Planos de Gestão Escolar (PGE) enquanto instrumento para a consolidação do princípio democrático na escola de educação básica catarinense. Discorre sobre os elementos do roteiro de preparação, avaliação e seleção das referidas propostas, destacando, inclusive, posicionamentos de gestores sobre a implementação de uma gestão democrática nas escolas públicas da rede estadual de Santa Catarina. Conclui enfatizando os desafios de melhoria da qualidade educacional pela via da escolha democrática dos dirigentes escolares.
Palavras-chave: Gestão democrática. Escolha do gestor escolar. Rede estadual de Santa Catarina.