Bullying em contextos escolares

Autores

  • Queli Luana Kuhn Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Letícia Ribeiro Lyra
  • Patrícia C. Silveira Tosi

Resumo

O bullying é a denominação atribuída a um conjunto de comportamentos agressivos, físicos ou psicológicos. O principal objetivo desta pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi investigar a frequência com que o bullying ocorre em diferentes contextos escolares, bem como comparar essa ocorrência entre sujeitos do sexo masculino e feminino. A pesquisa se justifica pela ausência de dados quanto à ocorrência desse fenômeno nas escolas municipais da cidade em que se realizou a pesquisa, e pelo fato de o bullying não ter sido considerado um problema relevante durante muitos anos, apesar de o fenômeno ocorrer desde que surgiram as instituições escolares. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário estruturado com base nos principais tipos de bullying encontrados na literatura. Participaram da pesquisa 54 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de 3 escolas de uma cidade do Meio-Oeste catarinense. A escolha por esse ano de escolaridade foi em virtude de tais alunos estarem na fase do desenvolvimento de transição da infância para a adolescência, o que caracteriza um período de muitas mudanças e conflitos. Os resultados apontam para uma grande incidência do fenômeno nas três escolas pesquisadas. Dos 54 alunos (100%) que participaram da pesquisa, 49 (91%) alegaram sofrer algum tipo de violência na escola. A escola que apresentou maior ocorrência de bullying foi a escola da área rural e o tipo de bullying entre os sujeitos do sexo masculino e do feminino apresentou diferentes frequências.

Palavras-chave: Bullying. Ensino Fundamental. Adolescência.

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Biografia do Autor

Queli Luana Kuhn, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Psicologia Escolar

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Publicado

2011-08-15

Como Citar

Kuhn, Q. L., Ribeiro Lyra, L., & Silveira Tosi, P. C. (2011). Bullying em contextos escolares. Unoesc & Ciência - ACHS, 2(1), 49–62. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/675