REFLEXÕES SOBRE OS MODELOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DE UM GRUPO DE EDUCADORES

Autores

  • Elson Cesar Facin Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Campus Joaçaba

Resumo

Este texto traz os resultados de uma pequena investigação sobre os modelos epistemológicos e pedagógicos de um grupo de educadores, a partir da realização de uma pesquisa baseada em entrevistas semiestruturadas. Além disso, apresenta-se uma pequena retrospectiva histórica das teorias da aprendizagem mais comumente adotadas na educação e relaciona-se com as entrevistas feitas. Em um processo de comparação e reflexão, procura-se verificar se os educadores entrevistados revelavam afinidade entre seu modelo pedagógico explicitado na entrevista e sua prática educacional no cotidiano escolar. Os educadores participantes da pesquisa são de uma rede municipal de ensino e possuem um tempo de magistério que varia entre um e vinte e cinco anos.

Palavras-chave: Educação. Modelos epistemológicos. Teorias da aprendizagem. Aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Facin, E. C. (2015). REFLEXÕES SOBRE OS MODELOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DE UM GRUPO DE EDUCADORES. Unoesc & Ciência - ACHS, 6(1), 99. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/6510