LIMITES E PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO: PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA REGIÃO DA AMAI

Autores

  • Claudio Luiz Orço UNOESC
  • Glaucia Pasini
  • Alessandro Batistella

Resumo

O presente artigo teve por finalidade melhor compreender as mudanças da identidade do sujeito, principalmente do jovem, no decorrer do tempo. Além disso, visou compreender os reflexos, os limites e as perspectivas dessa sociedade pós-modernista no campo educacional. Para obter tal compreensão, foi escolhida aleatoriamente apenas uma escola de cada região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), em que foram realizados questionários com uma turma do último ano do Ensino Médio com o intuito de identificar as perspectivas dos jovens após finalizar a educação básica. Os dados obtidos demonstram que os alunos pretendem prosseguir com seus estudos e relatam acreditar que a escola e os professores os inspiraram para essas decisões. Com isso, é perceptível que o processo de formação da identidade ocorre na sociedade na qual a escola está paulatinamente presente e, dessa maneira, influencia e objetiva o desenvolvimento de um verdadeiro cidadão.

Palavras-chave: Pós-modernismo. Identidade. Escola. Região AMAI.

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Biografia do Autor

Claudio Luiz Orço, UNOESC

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de Xanxerê/SC

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Publicado

2014-10-23

Como Citar

Orço, C. L., Pasini, G., & Batistella, A. (2014). LIMITES E PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO: PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA REGIÃO DA AMAI. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 221–228. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5713