A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NOS ERROS ORTOGRÁFICOS DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO CRISTÓVÃO
Resumo
O objetivo deste artigo foi fazer um estudo sobre a influência da oralidade na escrita dos alunos, sobretudo nos erros ortográficos. Sabe-se o quanto a fala é importante para as práticas comunicativas, independentemente das variações linguísticas decorrentes de regionalismos, tempo ou formalidade da situação, observando-se que todo o tipo de linguagem oral deve ser valorizado. Mas quando se trata da escrita, não há variações e todos têm de saber escrever adequadamente, independentemente da situação. Um bom escritor deve saber desvincular a escrita da fala, internalizando a ortografia dentro da norma padrão. Porém, percebe-se que os escritores em formação têm em sua escrita muitas marcas da oralidade, que os levam a cometer graves erros ortográficos. O trabalho partiu de uma fundamentação teórica a respeito da oralidade e sua importância para o ensino de Língua Portuguesa, das diferenças entre oralidade e escrita, sobre os objetivos da escola quanto ao ensino de Língua Portuguesa e sobre os tipos de erros ortográficos que podem ocorrer por influência da fala. Em seguida, foi feita uma análise dos desvios ortográficos, ocasionados em razão da influência da oralidade, cometidos pelos alunos da Escola de Educação Básica São Cristóvão de Capinzal, SC, atendidos pelo PIBID de Letras em aulas de apoio à leitura, interpretação e escrita.