A HISTORICIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: TRILHANDO (ENTRE)CAMINHOS
Resumo
Este artigo objetivou mostrar as marcas constitutivas no percurso da historicidade do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, tendo como ponto de partida a instalação dos portugueses no Brasil, no século XVI, até chegar à contemporaneidade. Na perspectiva da Análise de Discurso em diálogo com a História das Ideias Linguísticas, procurou-se conhecer e compreender os movimentos de permanência e de ruptura engendrados pelas políticas linguísticas nessa temporalidade. Observou-se que o ensino de Língua Portuguesa vai se (re)configurando e se (res)significando: ora sob a égide de proposições políticas de Estado, ora por razões de natureza social e cultural, inerentes à evolução da área de conhecimentos sobre a língua e suas teorias. Almeja-se, com esse estudo, buscar no passado compreensão para o quadro atual do ensino de Língua Portuguesa no Brasil e contribuir com a reflexão de sujeitos professores acerca da constituição da língua nacional em solo brasileiro.
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. História. Memória discursiva.