A HISTORICIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: TRILHANDO (ENTRE)CAMINHOS

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS

Resumo

Este artigo objetivou mostrar as marcas constitutivas no percurso da historicidade do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, tendo como ponto de partida a instalação dos portugueses no Brasil, no século XVI, até chegar à contemporaneidade. Na perspectiva da Análise de Discurso em diálogo com a História das Ideias Linguísticas, procurou-se conhecer e compreender os movimentos de permanência e de ruptura engendrados pelas políticas linguísticas nessa temporalidade. Observou-se que o ensino de Língua Portuguesa vai se (re)configurando e se (res)significando: ora sob a égide de proposições políticas de Estado, ora por razões de natureza social e cultural, inerentes à evolução da área de conhecimentos sobre a língua e suas teorias. Almeja-se, com esse estudo, buscar no passado compreensão para o quadro atual do ensino de Língua Portuguesa no Brasil e contribuir com a reflexão de sujeitos professores acerca da constituição da língua nacional em solo brasileiro. 

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. História. Memória discursiva. 

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Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design e Direito. Bolsista Capes/Fapesc.

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Publicado

2014-10-23

Como Citar

Lorenset, R. B. C. (2014). A HISTORICIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: TRILHANDO (ENTRE)CAMINHOS. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(2), 155–162. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/5583