EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA TRAGETORIA DE LUTAS E CONQUITAS

Autores

  • Paulo Ricardo Bavaresco Unoesc
  • Vanessa Daiane Rauber

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o contexto histórico da educação do campo no Brasil e no Estado de Santa Catarina. Para essa compreensão, buscou-se contextualizar a evolução histórica da educação do campo, analisando as lutas e conquistas dos povos do campo no decorrer do tempo. Compreender as complexidades históricas da educação do campo possibilita obter uma visão ampla dos aspectos que marcaram, ao longo do tempo, essa forma de educação, possibilitando apontar melhorias aos rumos de uma educação de qualidade no campo. Assim, por meio dessa reflexão bibliográfica, também se buscou compreender o campo, a vida das pessoas que estão nesse ambiente e seus laços culturais construídos com a terra. Essa forma de educação possuiu inúmeros critérios a serem discutidos que precisam ser recapitulados e analisados, para a própria progressão da escola e dos membros que dela fazem parte. As escolas do campo precisam de um olhar diferenciado, para que sejam atendidas às necessidades da sua população, que também merece ser reconhecida e valorizada.

Palavras-chave: Educação do campo. Lutas. Conquistas.

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

Bavaresco, P. R., & Rauber, V. D. (2014). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA TRAGETORIA DE LUTAS E CONQUITAS. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 83–92. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4541