TEATRO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
Resumo
O teatro, como as artes em geral, trabalha com a essência do ser humano; acredita-se que sua ampliação leva os seus envolvidos a um olhar para si mesmo. Assim, este estudo tem como eixo central uma pesquisa prática realizada em sala de aula, desenvolvida em escolas do município de Joaçaba, SC, envolvendo alunos da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio. O objetivo foi investigar como a expressão corporal possibilita aos educandos descobrirem a si mesmos e tem como elementos de pesquisa a ludicidade, a construção de cenas teatrais e a relação da expressão corporal com a realidade em seu entorno. O trabalho evidenciou o processo desenvolvido, respeitando a individualidade de cada educando, incentivando-os a manifestarem suas próprias opiniões, acreditando na sinceridade para a busca de uma identificação. As atividades possibilitaram às crianças a descoberta de uma identidade conectada à ludicidade e aos adolescentes refletirem sobre si mesmos, inclusos em suas expressões e nos ambientes que estão inseridos. Para isso, fez-se uso de jogos teatrais de expressão corporal, adaptando-os às necessidades de cada fase. Na educação infantil, os jogos foram desenvolvidos com uma proposta lúdica. No ensino fundamental, adequou-se a proposta de expressão corporal e de identidade ao conteúdo curricular da escola, o estudo das cores. No ensino médio, as atividades teatrais foram relacionadas aos temas individuais dos próprios alunos, inseridos na sociedade. Desse modo, a pesquisa tornou-se a mola propulsora para se refletir sobre o teatro-educação como possibilidade de se descobrir, por meio das atividades corporais, instigando os educandos a buscarem saber quem são eles, em que mundo vivem e qual o seu universo, ainda que efêmero.
Palavras-chave: Arte. Expressão corporal. Identidade. Teatro. Educação.