COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO DE DIREITO: UMA ANÁLISE DE EMENTÁRIOS

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS

Resumo

Este artigo, ancorado na Análise de Discurso Pecheutiana e na História das Ideias Linguísticas, a partir de arquivo documental institucional, analisa ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa de um curso de Direito. Esta pesquisa auxilia a compreensão de qual o caráter predominante e quais as concepções de língua que sustentam esses componentes curriculares. Nesse entremeio, investigou-se que essas concepções de língua não são autoexcludentes e que os componentes curriculares vão se (re)configurando nas práticas docentes em diálogo com as políticas institucionais para educação, contribuindo para o debate acerca do discurso sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Concepções de língua. Currículo. Direito. Ensino superior de Língua 

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Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito e Letras. Bolsista Fapesc/Capes.

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

Lorenset, R. B. C. (2014). COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSO DE DIREITO: UMA ANÁLISE DE EMENTÁRIOS. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 43–52. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4519