O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: METODOLOGIAS E LINGUAGENS

Autores

  • Claudio Luiz Orço UNOESC
  • Gabriele Juli Gandolfi
  • Vivian Tuzzi

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as possibilidades metodológicas e as linguagens didáticas que facilitam o ensino de História em sala de aula para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Com as mudanças nas concepções de pesquisar história, a partir da Nova História, e, consequentemente, a ampliação das fontes de pesquisa, possibilitou-se um novo olhar sobre o presente, o passado e o futuro. Os materiais didáticos também foram ganhando novas abordagens com novas metodologias e diferentes linguagens, e tornou-se possível ao professor a utilização de materiais ou tecnologias disponíveis no cotidiano para fazer concessões entre a realidade do aluno e o conteúdo estudado em sala de aula. Muitas vezes, com o apoio do próprio livro didático, pode-se conduzir o processo de ensino e aprendizagem, analisando e problematizando imagens, documentos, mapas, filmes e músicas. Porém, tais fontes necessitam de tratamento adequado, conforme os instrumentos historiográficos, pois mesmo se tratando da educação básica, não se pode abandonar aspectos de pesquisa inerentes à história.

Palavras-chave: Ensino. História. Linguagens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Luiz Orço, UNOESC

Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, Campus de Xanxerê/SC

Downloads

Publicado

2014-06-06

Como Citar

Orço, C. L., Gandolfi, G. J., & Tuzzi, V. (2014). O ENSINO DE HISTÓRIA NA CONTEMPORANEIDADE: METODOLOGIAS E LINGUAGENS. Unoesc & Ciência - ACHS, 5(1), 93–100. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/4512