VISIBILIDADE MIDIÁTICA NA PÓS-MODERNIDADE: REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DA MÍDIA NA ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL
Resumo
Este artigo possibilitou a realização de um debate sobre a visibilidade midiática e sobre a pós-modernidade a partir da percepção de algumas transformações ocasionadas pelo desenvolvimento da globalização. A discussão parte da ideia de que a globalização proporcionou que a mídia (e a comunicação em geral) se tornasse centro de organização da sociedade e do comportamento dos atores sociais. Desse modo, a comunicação tornou-se uma estrutura de poder capaz de, juntamente com outras instituições e formas de poder, organizar a vida social e cultural da sociedade e dos indivíduos em particular proporcionando uma maior visibilidade ao público dos problemas sociais. O principal objetivo do trabalho foi responder à problemática da interface entre mídia e pós-modernidade na organização da estrutura social e a troca de bens simbólicos. Para responder a este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, passando por autores contemporâneos, em especial, Thompson (2012) e Bauman (1997, 1998, 2001, 2008). Portanto, foi discutido no artigo o poder da mídia na organização social no período pós-moderno. Esse tema ganha relevância à medida que se entende a sociedade pós-moderna como uma era da visibilidade midiática que afeta e influencia a vida cotidiana dos sujeitos.
Palavras-chave: Comunicação. Globalização. Pós-modernidade. Visibilidade.