O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um novo tempo

Autores

  • Paulo Ricardo Bavaresco Unoesc
  • Andres Ferreira

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar o ensino de História na Educação Infantil. Busca propor reflexões e uma leitura crítica da possibilidade de um novo tempo para a construção desses seres “criança”, enquanto agentes de sua própria história. É curioso como a mente dos homens e mulheres é impregnada de preconceitos e de olhares paralisados, quando o assunto de que se trata é a História. Estes se fecham em uma redoma de passados para não verem a sua frente nenhuma possibilidade, expectativas e/ou desafios. O problema se torna ainda maior quando se tenta trazer à tona o ensino de História às crianças da creche e da pré-escola. Por vezes, ignora-se a importância do ensino de História nessa fase de construção de identidades e de crescimento humano. Na maioria das vezes, há a preocupação com o dia a dia rotineiro, vazio de significados e de emoção. O professor geralmente não percebe que faz parte desse pequeno mundo e que tem responsabilidades na área. A História, portanto, deveria ser uma temática discutida e estudada no cotidiano da Educação Infantil, ocupando um lugar de destaque nas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: História. Educação Infantil. Ensino.

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

Bavaresco, P. R., & Ferreira, A. (2013). O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um novo tempo. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(2), 207–214. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/3664