PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PIBID:UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE

Autores

  • Marina Hackmann Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Terezinha Valmorbida
  • Viviane Sitniewski
  • Débora Amalcabúrio
  • Viridiane Betiolo
  • Jéssica Meyer
  • Vânia Seganfredo
  • Wanessa Sobral

Resumo


O foco deste artigo é refletir sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Letras da Unoesc como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Neste programa, são trabalhadas atividades referentes ao projeto norteador “Práticas de Leitura e escrita no PIBID” que teve por objetivo principal desenvolver práticas de leitura e escrita na escola, proporcionando aprendizagens significativas às acadêmicas e aos alunos das escolas públicas atendidos pelo PIBID. Este projeto teve como campo de atuação a Escola Municipal Viver e Conhecer de Capinzal, SC, com início no 1º semestre de 2013. Os estudos feitos por Freire (2006), Vasconcelos (2002), Geraldi (1985), Bamberger (1987) e Antunes (2003) foram suporte na reflexão teórica desde a construção, o planejamento e a execução do projeto. Essa parceria entre escola, universidade e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma oportunidade ímpar, pois é com o PIBID que as acadêmicas ampliam sua formação, conhecem as práticas pedagógicas das escolas, vivenciam experiências e constroem conhecimentos. Além disso, contribuem para o progresso do ensino e da aprendizagem dos alunos.

Palavras chave: Práticas. PIBID. Parcerias. Acadêmicas. Projeto.

 

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Biografia do Autor

Marina Hackmann, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área de Ciências Sociais e Humanas

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

Hackmann, M., Valmorbida, T., Sitniewski, V., Amalcabúrio, D., Betiolo, V., Meyer, J., Seganfredo, V., & Sobral, W. (2013). PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PIBID:UMA EXPERIÊNCIA RELEVANTE. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(2), 215–224. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/3653