O DESIGN NA PRODUÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS. UMA PROPOSIÇÃO PARA ALÉM DO LAZER
Resumo
Em tempos modernos a produção do conhecimento e o seu ensino estão caracterizados pela diversidade de estratégias que o educador utiliza como método propulsor do desenvolvimento cognitivo. Pensando em estratégias de geração de problemas que viessem a contribuir para a aprendizagem, foi criado na disciplina de Laboratório de Criatividade do 1° período do Curso de Design da Unoesc Xanxerê, jogos interativos. A proposta desenvolvida na disciplina teve como objetivo instigar os alunos a produzir jogos com regras e estratégias de aprendizagem buscando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento cognitivo dos jogadores. Os estudos a priori foram baseados nos interesses pessoais por jogos já existentes e pela qual poderia ser realizada uma associação sem deixar de lado o aspecto do lazer, do lúdico e do entretenimento que o jogo pode proporcionar aos seus participantes. As proposições foram construídas no âmbito do individual ficando registrado o diferencial dos perfis que poderiam se utilizar destes materiais indo do público infantil ao adulto. Os jogos foram testados com os acadêmicos da sala e com um público fora dela quando necessário. Foi identificada, na maioria dos jogos, a preocupação com o desenvolvimento cognitivo do público participante, superando a expectativa do jogar por jogar.
Palavras-chave: Jogos e interatividade. Criação e inovação. Desenvolvimento cognitivo.