CARACTERIZAÇÃO DE EGRESSOS E ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Dagmar Mena Barreti
  • Tamandra Cristina Lazaroto
  • Jorgiana Baú Mena Barreto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica dados referentes à atuação profissional do psicólogo, respondendo aos questionamentos relativos às atividades profissionais e acadêmicas que os egressos estão envolvidos e às principais dificuldades que tiveram na inserção profissional; paralelo a isso, verificou-se a concepção dos acadêmicos de Psicologia em relação à futura atuação profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiaberto, as populações escolhidas são os egressos e acadêmicos de um Curso de Psicologia; 11% dos egressos e 82% dos acadêmicos responderam ao questionário; da população egressa, 85% atuam como psicólogos e 15% não atuam. Referente à percepção que apresentam em relação à atuação profissional, 67% dos egressos a veem de forma positiva e 33% de forma reservada, enquanto 93% dos acadêmicos veem a futura atuação profissional de forma positiva e 7% de forma reservada. Quando perguntados sobre as atividades profissionais em que estão envolvidos, 26% das ocorrências dos egressos foram na área clínica, 26% na área organizacional e 18% na área social, representando a maior parte das ocorrências. Em relação às atividades acadêmicas, 88% dos egressos procuraram se qualificar após a graduação; 71% das ocorrências são de especializações e 23% de cursos de formação. Perguntados sobre possíveis dificuldades na inserção profissional, 56% dos egressos afirmaram que não tiveram dificuldades e 44% afirmaram que tiveram, entre estes, 33% em razão do campo de atuação restrito e 29% em decorrência da falta de experiência.

Palavras-chave: Psicologia. Egressos de Psicologia. Acadêmicos de Psicologia.

 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Barreti, D. M., Lazaroto, T. C., & Barreto, J. B. M. (2013). CARACTERIZAÇÃO DE EGRESSOS E ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Unoesc & Ciência - ACHS, 4(1), 101–112. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2662