PIBID: Programa de iniciação à docência, conquistas e desafios

Autores

  • Dionara Freitag
  • Katiane Savedra
  • Márcia da Rocha
  • Rafaela Todescatto
  • Sirlene de Lemes
  • Neide Gaelzer Graiczyck
  • Dilva Bertoldi Benvenutti

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência permitiu a esta escola perceber que a aprendizagem de todos é possível. As intervenções das bolsistas pibidianas  concretizaram um sonho dos professores de poderem contar com mais uma pessoa no contexto da sala de aula. As experiências desenvolvidas surgiram das trocas realizadas entre professora regente e acadêmica bolsista, possibilitando a relação teórico-prática e o processo de reflexão no que diz respeito à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental desta escola. O envolvimento das bolsistas no processo de planejamento e na participação de formação continuada permitiram que esta escola pudesse apresentar melhorias no que diz respeito aos índices do IDEB, o que justifica a continuidade deste importante programa. O que mais encantou a todos foi o cuidado, o interesse e o comprometimento das bolsistas em fazer a aprendizagem acontecer, vibrando a cada novo avanço e acreditando que outras formas e encaminhamentos são possíveis. A realidade desta escola sensibilizou e motivou as pibidianas a fazerem a diferença. Concluíram que mesmo conseguindo envolver as famílias, a escola deveria fazer a sua parte, enfatizando os conteúdos básicos e ensinando de forma lúdica e prazerosa. As experiências foram socializadas com os demais professores, fortalecendo a prática pedagógica e propiciando vida ao projeto político pedagógico desta escola.

Palavras-chave: PIBID. Formação: Aprendizagem. Experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-11

Como Citar

Freitag, D., Savedra, K., da Rocha, M., Todescatto, R., de Lemes, S., Graiczyck, N. G., & Bertoldi Benvenutti, D. (2012). PIBID: Programa de iniciação à docência, conquistas e desafios. Unoesc & Ciência - ACHS, 69–79. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2432