O afeto, as crianças e as transformações na escola

Autores

  • Dilva Maria Panisson Balbinot
  • Édina Cristina Gasperin
  • Grasiele Luiza Zambiasi
  • Katiane Ines Caness
  • Liliane Cristina Dall Agnol
  • Solange Turani
  • Vanessa Aline Gralow
  • Giovana Di Domênico Silva
  • Dilva Bertoldi Benvenutti

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a prática das bolsistas em sala de aula, do programa PIBID. As práticas pedagógicas aconteceram em vários momentos em sala de aula e fora dela, obtendo resultados significativos em todas as dimensões que podemos considerar importantes no desenvolvimento da aprendizagem da criança, ou seja, sociais, educacionais, psicológicas e afetivas. Refletiremos sobre a importância da afetividade, da brincadeira e do compromisso de encontrar alternativas de melhoramento da aprendizagem das crianças em sala de aula. Apresentar-se-ão, também, reflexões acerca das vivências das bolsistas, juntamente com o embasamento teórico que nos ajudaram a explicar as situações supracitados. Destacaremos também a importância do programa em relação à aprendizagem de todos os envolvidos no processo: professores, bolsistas e alunos. Os resultados obtidos têm manifestado a adesão de toda a comunidade escolar  ao programa. Percebe-se um novo tempo, tempo de novamente acreditar, de que todos podem aprender, basta dar a oportunidade para que se desenvolva a partir de suas potencialidades.

Palavras-chave: Programa PIBID. Prática pedagógica. Aprendizagem. Afetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-11

Como Citar

Panisson Balbinot, D. M., Gasperin, Édina C., Zambiasi, G. L., Caness, K. I., Dall Agnol, L. C., Turani, S., Gralow, V. A., Di Domênico Silva, G., & Bertoldi Benvenutti, D. (2012). O afeto, as crianças e as transformações na escola. Unoesc & Ciência - ACHS, 57–68. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2431