O planejamento do processo de ensino e aprendizagem da língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Dirce Welchen Unoesc/Chapecó
  • Mônela Marostica Berto
  • Pâmela Paes Neves

Resumo

O papel fundamental da escola é oferecer condições ao aluno de adquirir competências para usar a Língua Portuguesa nas mais diversas situações comunicativas. Para facilitar esse trabalho, os professores precisam planejar as aulas com bastante dedicação. O objetivo geral do artigo é analisar o planejamento das aulas de Língua Portuguesa com foco na análise linguística e na produção de textos como alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse intuito, foram entrevistados cinco professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede estadual: uma localizada no município de Xanxerê, SC, e outra, em Xaxim, SC. Os resultados mostram que os professores entrevistados relacionam planejamento e atuação escolar, considerando-o de fundamental importância, já que todos afirmam planejar suas aulas. Além disso, a maioria não somente domina os gêneros do discurso, como também alega trabalhá-los, apesar de parte deles ainda utilizar o livro didático. A conclusão mostra que, para desenvolver as habilidades básicas, com ênfase na análise linguística e na produção de textos, é imprescindível um planejamento por parte dos docentes.

Palavras-chave: Processo de ensino e aprendizagem. Análise linguística. Produção textual. Planejamento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Welchen, Unoesc/Chapecó

Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos, Comunicação Empresarial da Unoesc de Chapecó, estando vinculada à área das Ciências Sociais e Aplicadas. Na Unoesc de Xanxerê, trabalhou os seguintes componentes curriculares no Curso de Letras: Prática e Investigação Educativa em Letras I e II; Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa no Ensino Médio; Língua Portuguesa VII. Foi professora da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC por 12 anos, período em que trabalhou no Curso de Letras e disciplinas nos demais cursos da graduação.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Welchen, D., Marostica Berto, M., & Paes Neves, P. (2012). O planejamento do processo de ensino e aprendizagem da língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental. Unoesc & Ciência - ACHS, 3(2), 175–186. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2168