O instituto nacional de pesquisas e estudos educacionais Anísio Teixeira e suas inter-relações com as avaliações estandardizadas

Autores

  • Camila Regina Rostirola Unoesc - Campus de Videira

Resumo

O trabalho faz parte de um estudo ampliado, que compõe o Programa “Observatório da Educação”, cujo objetivo é avaliar a potencialidade e o alcance das estratégias e ações deflagradas pelas redes públicas municipais, no tocante aos indicadores de qualidade do Ensino Fundamental. Trata, especificamente, de estudo bibliográfico e documental sobre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o intuito de apreender e captar as funções e atribuições dessa autarquia a partir da adesão do Brasil aos processos de regulação pautados nas avaliações em larga escala. Estima-se que a conformação de novas políticas públicas de avaliação vem delineando novas funções e atribuições a esse órgão público criado em 1937. O INEP, como instituto de pesquisa, tornou-se o grande responsável pela computação de dados estatísticos referente à situação educacional do país e o idealizador dos índices de desenvolvimento na educação básica. Concentra-se especificamente na difusão de ideologias de que a qualidade de ensino está diretamente relacionada aos resultados mensuráveis e quantitativos obtidos nas avaliações e testes padronizados.

Palavras-chave: Avaliações em larga escala. INEP. Atribuições e funções.

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Biografia do Autor

Camila Regina Rostirola, Unoesc - Campus de Videira

Área das Ciências Humanas e Sociais

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Rostirola, C. R. (2012). O instituto nacional de pesquisas e estudos educacionais Anísio Teixeira e suas inter-relações com as avaliações estandardizadas. Unoesc & Ciência - ACHS, 3(2), 165–174. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/2154