Estudo de espaços educativos em Artes
Resumo
Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência educativa em Artes Visuais que teve como proposição a sistematização da produção conceitual prática-metodológica em Artes Visuais em processos de formação para a educação básica, em uma viagem de estudos com a produção de respectivos relatórios. O desenvolvimento do projeto ocorre em uma viagem de estudos a Curitiba, PR para conhecer espaços educativos que desenvolvem atividades de ensino da Arte tanto no âmbito formal quanto no informal. O artigo explicitará que as alunas do 5° período do Curso de Artes Visuais foram instigadas a apreciar as demonstrações de práticas do ensino da Arte e suas aplicabilidades em instituições oficiais. O objetivo principal da experiência educativa foi o de buscar uma perspectiva criada a partir das vivências voltadas à descoberta e à redescoberta da criação e recriação, buscando uma construção permanente de outros caminhos ressignificando o sentido dos espaços do sentir, do fazer, do estar junto com o outro, em processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Observar os espaços educativos se instala como um processo de grande valia, para aprender as construções de aprendizagem em Artes Visuais em espaços culturais fora da sala de aula em uma relação da aplicabilidade de novas perspectivas metodológicas e artísticas de como desenvolver uma proposta nas concepções da Arte na contemporaneidade. A metodologia se instalou a partir da visitação de espaços ícones da capital paranaense como: Jardim Botânico, Museu do Oscar Niemeyer, Centro de Criatividade, Museu Solar do Barão e Memorial da cidade de Curitiba, PR. As visitações foram previamente agendadas para uma melhor sistematização da aprendizagem a partir do acompanhamento de monitorias que ampliaram significativamente as informações sobre os respectivos espaços. A apresentação dos resultados foi medida pela participação efetiva de cada participante, bem como da construção de um relatório sistematizado com informações pertinentes aos locais visitados. E, por fim, a construção de uma produção poética que refletisse artisticamente a reconstituição do vivido, experienciado e apreciado. Conclui-se que há a diversidade do olhar atento ao vivido e a geração de múltiplas possibilidades de revermos nossas próprias identidades enquanto sujeitos e nossas vinculações sistêmicas com os outros.
Palavras-chave: Ação educativa. Espaços de arte informal. Ressignificação.