Alguns apontamentos sobre a psicologia escolar e os seus desafios

Autores

Resumo

Este texto trata de um relato de experiência realizado a partir de uma atividade de observação em uma escola, proposto no componente curricular Psicologia Escolar, no 5º período do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, com o objetivo de reconhecer demandas da psicologia escolar e discutir sobre o papel do psicólogo nesse contexto. A atividade foi realizada em uma escola por meio de três encontros de observação participante com produção de diário de campo. Como resultados encontraram-se demandas expressivas para a área de atuação da psicologia escolar, entre elas as dificuldades em relação às demandas sociais dos alunos, as dificuldades de aprendizagem e os desafios presentes nas relações interpessoais na escola. Discute-se sobre as possibilidades de atuação do psicólogo escolar nesse contexto e da amplitude de sua atuação diante das demandas identificadas.

Palavras-chave: Psicologia escolar.  Dificuldades de aprendizagem. Relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Aosani, T. R., Rasche Júnior, A., & Scharnoviski, M. E. (2018). Alguns apontamentos sobre a psicologia escolar e os seus desafios. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 17–22. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16814