Mapa conceitual: instrumento de avaliação educacional no Curso de Agronomia

Autores

  • Márcio Luis Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Luciane Inocente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) de Sertão. Com esta pesquisa visou-se a refletir sobre o mapa conceitual enquanto um instrumento de avaliação educacional. Foram consultados, por meio de questionário estruturado, 37 estudantes do Curso de Agronomia da referida Instituição. Nas análises, constatou-se que para 64,86% dos respondentes o uso de mapa conceitual em sala de aula foi uma experiência muito interessante, e 72,97% indicaram que a atividade teve um desenvolvimento adequado, além de 70,27% que afirmaram que não tiveram dificuldades em realizá-la. Constatou-se que 72,97% deles frisam que os mapas conceituais contribuem para a atividade de raciocínio, e 59,46% deles sinalizam que os mapas conceituais facilitam a aprendizagem significativa. Conforme dados verificados, 75,68% dos estudantes reforçam que a atividade de mapas conceituais facilita para elaborar interligações entre conceitos, 72,97% indicam que o uso de mapa conceitual auxilia na internalização do conhecimento, e 48,65% frisam que a ação auxilia na hierarquização de conceitos. A avaliação por mapas conceituais não necessita ter somente o objetivo de dar uma nota ou conceito, ou classificação, mas, sim, perceber como o aluno estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de um determinado conteúdo. Assim, a avaliação assume um papel formativo e não meramente quantitativo, assim, a utilização dos mapas conceituais foi avaliada como uma prática bastante positiva. A aplicação dos mapas conceituais deve ser incentivada desde o início do Curso, pois com essa iniciativa se melhora o alcance para a formação profissional do egresso do Curso.

 Palavras-chave: Metodologias ativas. Avaliação. Agronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Luis Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Engenheiro Agrônomo e Licenciado em Agronomia, Doutor em Produção Vegetal, Professor dos Cursos de Agronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental  e Ciências Agrícolas, IFRS-Campus de Sertão, e docente permanente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS-Campus Porto Alegre

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

Luciane Inocente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Pós-graduada em Gestão de Pessoas.  Graduada em Administração – Habilitação em Comércio Exterior. Estudante do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional - IFRS - Campus Sertão. Bolsista do Projeto de Produção de Material didático-Pedagógico de Apoio ao Docente.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Vieira, M. L., Castaman, A. S., & Inocente, L. (2018). Mapa conceitual: instrumento de avaliação educacional no Curso de Agronomia. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 57–64. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/16811