Prevalência da Síndrome de Burnout em professores do ensino básico do Brasil: uma revisão de literatura
Resumo
O objetivo neste estudo foi descrever a prevalência da Síndrome de Burnout em docentes do ensino básico brasileiro. Foi realizada uma revisão de literatura de acordo com os critérios metodológicos do guia Preferred Reporting Items for Systematc Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, que inclui LILACS, MEDLINE, MEDCARIB, OPAS/OMS, PAHO e WHOLIS, foi consultada. O período pesquisado para a busca dos artigos foi de janeiro de 2000 a dezembro de 2017. Um total de 1.816 artigos foi encontrado de acordo com os descritores, e destes, 328 foram excluídos por serem repetidos, totalizando 1.488 títulos. Após a leitura dos títulos e do resumo, 42 artigos foram incluídos para a leitura na íntegra. De acordo com os critérios de inclusão, cinco artigos foram selecionados para o estudo. O total de docentes avaliados nos estudos foi de 1.497, predominando docentes do sexo feminino com idade média entre 32,2 e 47 anos. A prevalência da Síndrome de Burnout no período variou entre 63,5 a 93% nos docentes. As dimensões do Burnout com piores índices foram a exaustão emocional e a redução da realização pessoal. Em conclusão, os docentes do ensino básico do Brasil apresentam alta prevalência da Síndrome de Burnout com níveis elevados de exaustão emocional e significativa redução da realização pessoal no trabalho laboral.
Palavras-chave: Docentes. Burnout. Ensino básico. Prevalência.