Centro de atendimento psicossocial de São Miguel do Oeste: avanços e desafios

Autores

  • Sirlei Favero Cetolin Unoesc
  • Clarete Trzcinski
  • Marta Regina Sotilli

Resumo

Este artigo apresenta como temática central a saúde mental e objetiva analisar avanços e desafios que se impõem à assistência ao sofrimento mental no município de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, a partir da implantação do Centro de Atendimento Psicossocial no ano de 2008. Trata-se do recorte de uma pesquisa realizada com profissionais da saúde que atuam no local; os dados foram coletados por meio da técnica da entrevista semiestruturada e de observações sistemáticas. A amostra contemplou quatro profissionais, equivalendo a 66% do universo. Entre os principais avanços destacaram-se: o trabalho multiprofissional realizado, a assistência e o apoio oferecidos aos familiares dos usuários, a referência e a contrarreferência envolvendo as equipes da Estratégia Saúde da Família. Como principais desafios foram apontados: a necessidade de maior visibilidade sobre o significado da doença e do sofrimento mental para a comunidade; a falta de local apropriado para os atendimentos necessários com melhoria da estrutura física do local, ampliação do número de leitos em alas psiquiátricas de hospitais gerais para a internação dos usuários em momentos de crise; e, as capacitações permanentes e especializações direcionadas aos profissionais que atuam na assistência e no cuidado da doença mental.

Palavras-chave: Saúde mental. Política de saúde. Epidemiologia. Promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlei Favero Cetolin, Unoesc

Doutora em Serviço Social (PUCRS), Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI), Especialista em Saúde Coletiva (UEL/UNOESC) e graduada em Serviço Social. Professora nos cursos de graduação em Serviço Social e Enfermagem da UNOESC. Membro dos GTs dos Mestrados em Biociências na Saúde e Administração (em implantação).

Clarete Trzcinski

Doutoranda em Engª da Produção pelo Dinter URGRS/Unochapecó. Mestre em Serviço Social (PUCRS). Co-orientadora da pesquisa Avanços e Desafios no Cuidado em Saúde Mental no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Oeste/SC – Fonte Financiadora: UNOESC/ FAPE. Artigo 170

Marta Regina Sotilli

Graduação em Serviço Social na UNOESCS. Bolsista da Pesquisa: Avanços e Desafios no Cuidado em Saúde Mental no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Oeste/SC – Fonte Financiadora: FAPE/Artigo 170.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Favero Cetolin, S., Trzcinski, C., & Sotilli, M. R. (2012). Centro de atendimento psicossocial de São Miguel do Oeste: avanços e desafios. Unoesc & Ciência - ACHS, 3(1), 69–76. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/1670