O discurso dos professores de ensino médio sobre a homoafetividade no contexto escolar

Autores

  • Fábio Augusto Lise
  • Edinara Rocha Bernieri
  • Ana Paola Grando

Resumo

A homoafetividade no contexto escolar é um tema polêmico, complexo e relevante, gerando a necessidade de que professores possam refletir sobre suas visões, ideologias e práticas em relação a essa questão em sala de aula. Considerando isto, neste trabalho objetivou-se compreender o discurso dos professores de ensino médio sobre a homoafetividade no contexto escolar. Para tanto, a pesquisa segue um enfoque qualitativo, buscando compreender os conceitos e definições sobre a homoafetividade que são operacionalizados no discurso de oito docentes atuantes em uma escola da rede pública municipal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e também por meio de uma entrevista coletiva (grupo focal); os discursos foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Nos resultados obtidos evidenciaram-se vários sentidos atribuídos à homoafetividade. Foi marcante nos participantes uma definição da homoafetividade como uma questão de escolha individual, conceito carregado de preconceito e gerador de discriminação, segundo autores da Psicologia. Também, ao se pensar sobre como lidam com a diversidade sexual na escola os professores manifestaram terem medo e dificuldade em discutir o assunto, seja com estudantes, seja com colegas. A evidência principal do estudo foi a dificuldade dos professores em compreender a homoafetividade como mais uma das diversidades humanas. Dessa forma, neste estudo destaca-se a importância de esses temas referentes à diversidade humana fazerem parte das formações e discussões de professores de ensino médio.

Palavras-chave: Homoafetividade. Gênero. Discurso. Professores do ensino médio. Contexto escolar.

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Publicado

2017-10-05

Como Citar

Lise, F. A., Bernieri, E. R., & Grando, A. P. (2017). O discurso dos professores de ensino médio sobre a homoafetividade no contexto escolar. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 183–190. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/15862