Processo de inclusão: concepção de professores do município de Joaçaba, Santa Catarina
Resumo
O processo de inclusão tem sido amplamente abordado na tentativa de se caminhar em direção à efetividade da construção de um ensino regular cuja educação seja para todos. As concepções dos professores referentes às mudanças com as Leis de Inclusão, em termos de estrutura, aprendizagem e dificuldades, são essenciais para o entendimento de como este processo está sendo conduzido, estruturado e o que se pode fazer para que ele seja consolidado. O objetivo da pesquisa foi investigar a concepção dos professores do município de Joaçaba, Santa Catarina sobre as necessidades especiais e o processo de inclusão, por meio de questionários entregues nas escolas da rede pública e privada de ensino, também para representantes da direção e retirados posteriormente. São 13 crianças matriculadas no ensino regular público e privado que possuem alguma deficiência; 10 crianças possuem deficiência mental e três deficiência múltipla; as alterações físicas e/ou de recursos foram percebidas por 58% dos professores da rede municipal, 73% da rede estadual e 89% das escolas particulares. As principais dificuldades encontradas em sala de aula relacionam-se ao ensino-aprendizagem, caracterizado por 96% dos professores da rede municipal, 100% da rede estadual e 56% do ensino privado.
Palavras-chave: Deficiência. Inclusão. Professores.