Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira

Autores

  • Aracéli Girardi da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina-Unoesc

Resumo

As tendências pedagógicas se constituíram no âmago dos movimentos sociopolíticos do País e representam diferentes concepções de ser humano e de sociedade. Como alternativa a esse cenário histórico no presente estudo teve-se por finalidade pesquisar e identificar as principais tendências pedagógicas e suas características. Compreender as tendências pedagógicas no âmbito educativo significa apresentar pressupostos metodológicos e teóricos e reflexões acerca da prática educativa. A investigação, com base em referenciais teóricos, tem como fonte principal as contribuições de Saviani (2013). Em termos conclusivos, destaca-se que as tendências pedagógicas contribuem no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, influenciam a relação aluno/professor e definem a prática docente em sala de aula.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas. Prática docente. Educação brasileira.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Silva, A. G. da. (2018). Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 97–106. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/14257