O ingressante no ensino superior: análise psicopedagógica

Autores

  • Maria Inêz Frozza Borges dos Santos Unoesc
  • Janes Terezinha Cerezer Kohnlein

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre o perfil do aluno ingressante no Ensino Superior sob o olhar psicopedagógico. A construção dos referenciais realizou-se a partir de dados de uma amostragem coletados em uma universidade comunitária da região Extremo-Oeste de Santa Catarina. Tais dados revelaram indicativos socioeconômicos e psicopedagógicos de como o estudante tem chegado ao Ensino Superior, confirmando que há um estudante diferenciado. A fundamentação ocorre pelas obras consultadas e pela reflexão embasada em pesquisa documental a qual revela os fatores que diferenciam o ingressante atual daquele de anos anteriores. Entre os itens diferenciais estão o de que todos possuem acesso à tecnologia, a maioria é do gênero feminino, são solteiros, não têm filhos, estão na faixa etária entre 18 e 25 anos de idade e a escolha do curso foi feita por realização pessoal. Nesse contexto, a análise psicopedagógica é rica por englobar as reflexões sociais, econômicas, educativas e psicoafetivas e, mesmo que de forma regular, torna-se necessária diante do universo de informações e intervenções presentes no meio acadêmico.

Palavras-chave: Perfil do ingressante. Avaliação. Olhar psicopedagógico.

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Biografia do Autor

Maria Inêz Frozza Borges dos Santos, Unoesc

Educação

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

Santos, M. I. F. B. dos, & Kohnlein, J. T. C. (2018). O ingressante no ensino superior: análise psicopedagógica. Unoesc & Ciência - ACHS, 9(1), 71–80. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/14137