O ensino de língua portuguesa e o livro didático na sala de aula: papel de vilão ou de protagonista?

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-9208-6205
  • Ana Paula Casal Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este estudo foi produzido durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Xanxerê, por meio da observação e da prática docente na Escola de Educação Básica João Roberto Moreira, no Município de São Domingos, SC. Desse contato, no Estágio de Observação, emergiu uma questão norteadora que objetiva compreender os instrumentos empregados pelos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo as possibilidades e os desafios no uso do livro didático em sala de aula, bem como possíveis (in)eficiências proporcionadas por esse instrumento de ensino. Para contribuir para a reflexão, realizou-se um breve estudo na literatura acerca da história do livro didático no Brasil, bem como se apresenta embasamento teórico-pedagógico sobre o papel desempenhado pelo livro didático no ambiente escolar. A partir desses subsídios, buscou-se compreender como essa proposta pode ser trabalhada em sala de aula e se entende que cabe ao professor se inteirar dos conteúdos e das temáticas inseridos no material, planejando estratégias que possam contribuir para suprimir eventuais lacunas e possibilitar o movimento de (re)avaliação da prática pedagógica. Várias reflexões foram suscitadas a partir desse Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Letras. Ele é de suma importância, pois propicia ao acadêmico a inserção na escola, a autonomia nas escolhas de metodologias adequadas ao planejamento, além de contribuir para a pesquisa da realidade da educação oferecida nas instituições de ensino da Educação Básica.

Palavras-chave: Docência na Educação Básica. Ensino da Língua Portuguesa. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul; doutoranda em Línguística pela Universidade Federal de Santa Catarina: Professora de Língua Portuguesa da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Direito, Farmácia e Letras.

Ana Paula Casal, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Letras Português pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É docente da Educação Básica no município de São Domingos - SC.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Lorenset, R. B. C., & Casal, A. P. (2017). O ensino de língua portuguesa e o livro didático na sala de aula: papel de vilão ou de protagonista?. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 191–198. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/13141