O universo das mídias digitais no espaço escolar
Resumo
A problemática da pesquisa centrou-se na importância da utilização das tecnologias no processo educativo nas escolas de Educação Básica do Extremo-Oeste de Santa Catarina, e objetivou-se verificar como ocorre a integração dos recursos tecnológicos com a prática pedagógica dos professores. Na pesquisa abordaram-se questões teóricas e empíricas. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionário para 27 professores de 15 escolas das redes municipais e estaduais, selecionadas aleatoriamente. O estudo caracterizou-se como qualitativo e exploratório. Os resultados demonstraram que as salas de informática estão equipadas, contudo nem todas se encontram em condições satisfatórias. As atividades mais praticadas são pesquisas e jogos educativos. Grande número dos pesquisados dizem não ter incentivo, orientação e formação na área de informática e tecnologias, fatores que influenciam na baixa qualidade do trabalho, pois os professores não possuem conhecimento para explorar as ferramentas disponíveis nas escolas.
Palavras-chave: Mídias digitais. Tecnologias educacionais. Prática pedagógica. Formação.