Teoria e prática: um diálogo na formação de professores por meio da leitura literária
Resumo
No trabalho aborda-se a relação entre teoria e prática na disciplina de Estudos Teórico-Práticos de Literatura Infantil e estágios do Curso de Pedagogia da Unoesc de São Miguel do Oeste. O objetivo foi discutir e construir possibilidades de práticas de leitura que de fato estabeleçam o diálogo teoria-prática, tanto nos espaços da academia quanto nos espaços de estágio, nos quais atuam as acadêmicas, e na extensão promovida pelo Curso e Instituição. Durante a disciplina e orientações de estágios, realizou-se o estudo teórico de conceitos inerentes à literatura infantil e à formação de professores, e, na sequência, realizaram-se atividades que envolveram as práticas de leitura. No trabalho estabeleceu-se o efetivo diálogo entre teoria e prática por meio dos saberes literários e pedagógicos, os quais se concretizaram nos roteiros de leitura produzidos durante o processo.
Palavras-chave: Leitura. Literatura infantil. Formação de professores. Teoria e prática.