O currículo e as práticas educativas inclusivas
Resumo
A inclusão ainda representa um grande desafio para a educação brasileira, considerando as inúmeras condições nas quais se desenvolve e os diferentes fatores que influenciam a sua implantação. O currículo, em suas dimensões pedagógica, política e social, é fundamental na efetivação de práticas educativas inclusivas, sendo considerado em toda ação que acontece nas escolas e nos processos educativos. Neste estudo buscou-se problematizar a seguinte questão: qual o papel do currículo na efetivação de uma prática educativa inclusiva considerando o contexto da diversidade? Por conseguinte, pretendeu-se verificar se o currículo dos anos iniciais permite práticas educativas de inclusão das diferenças de aprendizagens, problematizar como o currículo tem considerado as diferenças individuais dos alunos e que fatores implicam o não atendimento dessas diferenças, além de refletir a respeito da organização de um currículo que possibilite desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que reconheça as individualidades presentes no espaço escolar. O trabalho fundamentou-se, principalmente, nas reflexões dos autores Carvalho (2010), Goodson (1995), Machado (2005), Mantoan (2003), Moreira (1995), Sacristán (2000) e Strieder (2013). As contribuições teóricas orientaram para a necessidade de um novo olhar sobre a temática da inclusão, considerada para muito além da entrada dos alunos com deficiências nas escolas, para a construção de um currículo adequado às diferenças, pensado sob a luz da diversidade, eliminando qualquer forma de homogeneização e discriminação.
Palavras-chave: Currículo. Inclusão. Diversidade. Práticas educativas.